Catedral Basílica de São Bento

Catedral Basílica de São Bento
Marília-SP

A Catedral Basílica de São Bento é a catedral da Diocese de Marília. Localiza-se Avenida Pedro de Toledo, 901, centro do município de Marília, Estado de São Paulo.

A sua construção começou em 1928. Em estilo Colonial e Barroco, a Basílica traz na sua fachada o Escudo Basilical, e é pintada externamente nas cores branca e azul, cores comuns da época da colonização.

A Catedral foi a primeira das paróquias da cidade, tornando-se na época a igreja matriz de Marília. Posteriormente, a matriz de São Bento, transformou-se na Igreja Catedral Basílica de São Bento Abade, sede da Diocese de Marília.

Dentre todas as Paróquias da Diocese de Marília, São Bento é de criação mais antiga. Na verdade, a primeira Capela de Marília foi a de Santo Antônio, mas São Bento foi a primeira Paróquia criada em toda a extensão do território de Diocese.

No dia 12 de outubro de 1928, “foi enviada a Sua Excia. Revma. Dom Carlos Duarte da Costa, Bispo de Botucatu e, na ocasião, Admi­nistrador Apostólico da recém-criada Diocese de Cafelândia, uma re­presentação popular pedindo a criação da Paróquia de Marília. ”

A Capela São Bento, que passou a ser Matriz ao ser criada a Paróquia, era de tábua, e se localizava na quadra anterior da Praça Maria Isabel entre as Ruas Sergipe e 9 de julho. Neste mesmo ano aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental.

A Pedra Fundamental da atual Basílica foi no dia 1 ° de maio de 1928. Presidiu a cerimônia o Padre Arnaldo Goetz.

"Após a Missa e o almoço em que tomaram parte inúmeras pes­soas gradas da localidade, deu-se a cerimônia do lançamento da primeira pedra do Templo, depositando-se na urna a ata seguinte: “Á Primeiro de Maio do ano de hum mil novecentos e vinte e oito, da era de Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo Bispo Diocesano Dom Carlos Duarte da Costa, governador desta Diocese de Cafelândia, e presidente da República o Dr. Washington Luís Pereira de Souza e Presidente do Estado de S. Paulo, o Dr. Júlio Prestes, nesta cidade de Marilia, realizou-se a solenidade da bênção e lançamento da Pedra Fundamental da Matriz de São Bento.”

O Vigário de Cafelândia, a cuja Diocese pertencia Marília, Cône­go Arnaldo Goetz, após a cerimônia da Bênção convidou o Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal, neste ato representado pelos seus filhos, Dr. Joaquim de Abreu Sampaio Vidal e Paulo de Abreu Sampaio Vidal a procederem a cerimônia do lançamento da Pedra.

Finda esta, o Cônego leu a presente ata, que vai assinada por todos os presentes e se destinará, conjuntamente com números da imprensa diária e moedas da época, a ficar depositada numa urna nos alicerces da Matriz. Marília, 1° de maio de 1928”

A criação da Paróquia se deu por Decreto de Dom Ático Euzébio da Rocha, a 15 de junho de 1929. O primeiro Vigário, Padre Antô­nio da Graça Cristina, já tomara posse anteriormente aos 3 de fevereiro de 1929, época em que a Diocese de Cafelândia, recém-criada, era governada por Dom Carlos Duarte como Administrador Apostólico.

Em 16 de fevereiro de 1952 é criada a Diocese de Marília por sua Santidade o Papa Pio XII. A Igreja Matriz de São Bento Abade foi elevada à “Catedral de São Bento” (sede episcopal). Era, então, bispo de Cafelândia Dom Henrique Gelain, que foi nomeado pelo Papa como “Administrador Apostólico” da nova Diocese.

No dia 12 de outubro de 1952 era instalada a Diocese de Marília.

No Curato de Monsenhor Geraldo Majela do Amaral Teixeira, houve a notável pintura da Catedral por Dom Agostinho Caputi, Monje Sistercinse da Itália.

Em 15 de agosto de 1974, foram consagrados por Dom Hugo Bressane de Araújo, bispo consagrante, e por Dom Daniel Tomasella, OFMcap, a Catedral e de seu artístico altar.

Sua elevação à Basílica ocorreu no dia 7 de dezembro de 1975, coincidindo com a inauguração da reforma da praça, que se tomou um cartão de visita da cidade. Foi um pedido feito a Santa Sé por Dom Hugo Bressane de Araújo nos últimos meses de seu governo, que foi concedido nos primeiros meses após a posse de Dom Daniel Tomazella. Esse título constitui assim um presente de Dom Hugo à Catedral antes de deixar de ser o Bispo Diocesano.

Também no Curato de Monsenhor Geraldo Majela, a Catedral ganhou de Dom Hugo Bressane de Araújo o relicário preciosíssimo, vindo de Roma, como também adquiriu uma artística urna para a guarda do Santíssimo na Quinta-Feira Santa.[3]

Com 17.313 votos a Catedral Basílica de São Bento foi escolhida em 2009 pela população como ícone que representaria a cidade, projeto desenvolvido pela TV TEM, afiliada TV Globo, para celebrar os 80 anos de Marília.

Tags:
Catholic Church,Religious Center,Religious Organization
Category:
Igreja católica