Clube De Regatas Saldanha Da Gama

Grupo criado para a família Saldanhista.

O Clube de Regatas Saldanha da Gama nasceu da determinação de três homens - Alberto e Albertino Xavier Morais e Antônio Filgueiras Chaves Junior. Na tarde de 14 de julho de 1903 era fundado um clube que tinha como único patrimônio um nome, uma folha de papel com somente três assinaturas e como objetivo o desenvolvimento dos esportes aquáticos, já que o remo era o esporte da época. Um clube que nascia promissor, pois em 72 horas mais 15 nomes eram acrescentados à lista de fundadores e, em pouco tempo, já possuía 78 associados, o que para a época era significativo.

Impulsionados por uma grande vontade de vencer e muito ânimo, os saldanhistas adquirem o seu primeiro patrimônio - uma baleeira e um escaler, que eram guardados nos fundos de um botequim. Ali era a sede - um toldo emprestado por uma firma de café.

Primeira sede - Mas, a primeira sede do novo clube logo viria a ser instalada num prédio na faixa do cais do porto. Foi neste local que o clube se vitalizou, já que a nossa cidade, à época, centralizava-se e desenvolvia-se nesta área. No 2º ano de existência, a sede do clube transfere-se para a Praça da República, ainda no centro da cidade. E o Saldanha foi crescendo graças à sua situação topográfica e ao trabalho de seus fundadores.

Muito esforço foi feito até que uma grande área foi adquirida e quitada totalmente somente no ano de 1925. É nesta área, localizada num dos bairros mais nobres da cidade, Ponta da Praia, que ainda hoje o Saldanha está instalado.

Somente no ano de 1932 era inaugurada a sede social, muito embora o clube já possuísse restaurante, salão de baile, campo e pista de atletismo, dormitório e quadra de basquete. No biênio 1933/34 eram construídas as duas primeiras quadras de tênis e um paredão, introduzindo-se assim o elegante esporte nas atividades do Saldanha.

Tags:
Social Club,Sports Club,Private Members Club
Category:
Clube Social