Dunas de Itaúnas - Aluguel de Casa

Página criada com objetivo de divulgação de Aluguel de Casa em Itaúnas ES
Contato (27) 37625186 WhatsApp (27)999469550
Itaúnas - ES

Itaúnas - ES


Itáunas é uma agradável vila litorânea no extremo norte do Espírito Santo, já quase na divisa com a Bahia, onde se pode tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra que já tornou a vila famosa no Brasil inteiro. As praias maravilhosas, de areia dourada, céu limpo e águas mornas e suaves são o cenário desse sonho.

As Dunas de Itaúnas, que ficam no caminho entre a vila e a praia, e que nomearam nossa pousada, dão um charme todo especial para o lugar. Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas. Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila, que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar. Hoje só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.

O cenário da vila é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio-fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência. Nada de carros, nada de axé, nada de funk, nada de rock. Só forró, e forró. Cabelos despenteados, e perfumes do mato. Pulseiras de grãos e brincos de penas. Todas as cores, nenhum cinza. Poeira e grama. Fogueira e capoeira. Sombra de arvores, barraca de palha e areia quente. Não existe um lugar melhor para descansar. Dizem que o tempo, na vila, não existe.

A cultura dos itaunenses é inabalável. Mesmo com a invasão do turismo na vila, os nativos da vila protegem e continuam suas mais antigas tradições e religiões. Durante a terceira semana de janeiro, há um autêntico carnaval na vila para comemorar o dia do padroeiro, São Sebastião. Os moradores preparam a festa com grande cuidado e antecedência, tudo discretamente. Os ensaios e preparativos são feitos fora da cidade, e todos os habitantes participam.No dia da festa, eles invadem a vila com música e fantasia: O Ticumbi é uma festa tradicional da cidade, que se repete todos os anos há mais de 200 anos. Como manda o rito, apenas os homens participam da dança, que é uma homenagem aos antigos guerreiros africanos.

Durante o mês de julho, acontece da vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT), reunindo em apenas um lugar, os maiores cantores de forró, as bandas que estão começando sua carreira, e, claro, os forrozeiros e forrozeiras. A aura de alegria, o lugar maravilhoso e as pessoas bonitas transformam um lugar em um "paraíso", como os visitantes costumam chamar

Atrações turísticas

Forró pé-de-serra

Nacionalmente famosa pelo seu forró pé-de-serra, a vila de itaúnas é o local de encontro dos forrozeiros e bandas de forró do país inteiro. Tem gente que viaja por três dias e quatro noites apenas para curtir esse forrozinho. Durante o mês de julho, acontece da vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT), reunindo em apenas um lugar, os maiores cantores de forró, as bandas que estão começando sua carreira, e, claro, os forrozeiros e forrozeiras.

Praias

A pequena vila de itaúnas não têm uma, nem duas, mas três praias maravilhosas. A mais frequentada fica logo atrás das Dunas, a chamada Praia de Itaúnas, onde, além de pegar sol e mar, os turistas dançam forró na areia, e ... descansam para o forró à noite. A menos de uma hora de carro da vila, ficam a Praia do Riacho Doce, onde o Rio Itaúnas desagua no mar, e a Praia da Costa Dourada.

Natureza

O Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora, que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco. Além de garantir a preservação do local, o Parque dá aos turístas a oportunidade de conviver de perto com espécimes raros da fauna e flora brasileira.

Festas culturais

Nos fins de semana, à tardezinha, os nativos se dedicam à outra de suas especialidades: além de dançar forró, eles são féras na capoeira. Sempre tem uma rodinha que dura até anoitecer. A capoeira, o Ticumbi, o Rei-de-Bois, e a festa de São Sebastião, são a forma dos moradores locais homenagear seus antecessores e sua história, e de passar adiante sua cultura.

Tags:
Real Estate,Vacation Home Rental,Home
Category:
Imobiliária