ETEC João Baptista de Lima Figueiredo (Eletrô)

A atual Escola Técnica Estadual “João Baptista de Lima Figueiredo”, teve sua origem no Projeto de Lei nº 816, de 5 de agosto de 1960 – projeto apresentado à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pelo deputado José Costa, atendendo a uma solicitação feita pelos professores Dr. José de Figueiredo Ferraz de Siqueira e Carlos Alberto Paladini ao presidente da Assembléia, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré, de quem Dr. José de Figueiredo Ferraz de Siqueira era amigo pessoal.

O referido Projeto de Lei, após a tramitação pelas Comissões de Constituição e Justiça (parecer 2671), Educação e Cultura (parecer 880), Finanças (parecer 2989), Redação (parecer 3965), foi aprovado em redação final, em 12 de dezembro de 1962. Posteriormente, foi sancionado pelo governador do Estado de São Paulo, Dr. Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, através da Lei nº 7.652, de 27 de dezembro de 1962. No amparo junto ao Executivo Estadual – no sentido de despertar-lhe o interesse e a simpatia para com o desejo de Mococa – foi útil e decisiva a participação do Dr. Miguel Ferreira da Silva, de quem o governador era amigo pessoal.
No trabalho de construção, instalação e funcionamento da Escola, que durou oito anos de luta perseverante, cumpre-nos colocar em evidência o desempenho realizado pelo Professor Luiz Gonzaga Ferreira e também pelo Dr. Lucas Nogueira Garcez.

Através do trabalho realizado pelo Professor Luiz Gonzaga Ferreira – junto aos órgãos superiores do Ministério da Educação e Cultura com sede em São Paulo, foi possível a implantação do Educandário. Assim ele foi criado com amparo em um “convênio”, firmado entre o Ministério da Educação e Cultura, o Governo do Estado de São Paulo, a Companhia Hidroelétrica do Rio Pardo (C.H.E.R.P.) e a Prefeitura Municipal de Mococa. A assinatura do “convênio” efetivou-se no Palácio do Governo do Estado, no dia 1º de outubro de 1966, em cerimônia presidida pelo governador do Estado, Dr. Laudo Natel. Tal evento contou ainda com a honrosa presença do Dr. Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão, ministro da Educação e Cultura; Dr. João Baptista de Campos Maia, presidente da Companhia Hidroelétrica do Rio Pardo; Christovam Lima Guedes, Prefeito Municipal de Mococa e do Professor Luiz Gonzaga Ferreira, assessor da Diretoria do Ensino Industrial do Ministério da Educação e Cultura.

Tags:
School
Category:
Escola