IFSP Câmpus Votuporanga

O Instituto Federal Campus Votuporanga é uma entidade do Governo Federal que visa prover formação técnica/superior de forma gratuita a toda população.

História

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino.
Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade.
Durante seus 100 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.
Com a mudança, o IFSP destinará 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campi divididos pelo estado de São Paulo.

Campus Votuporanga

A portaria ministerial n.º 1.170, de 21 de setembro de 2010, autorizou o funcionamento do Campus Votuporanga, que iniciou as atividades em 10 de janeiro de 2011, provisoriamente, na Universidade Aberta do Brasil, situada na Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, em Votuporanga, com aulas a partir do dia 14 de fevereiro de 2011 na Escola Municipal Prof. Faustino Pedroso, sito a Rua Vila Rica, 2943 – San Remo, em Votuporanga, a 533 km da Capital. Em junho de 2011, com o término das obras, as instalações foram transferidas para a Avenida Jerônimo Figueira da Costa, 3014 – Pozzobon, área que foi doada pela Prefeitura Municipal de Votuporanga ao IFSP para a instalação da escola.
O Campus Votuporanga é resultado dos esforços da Prefeitura Municipal de Votuporanga, do IFSP e do Ministério da Educação (MEC), que, conhecedores das necessidades da região, em que as principais atividades econômicas dizem respeito à Indústria Moveleira, Sucroalcooleira, Implementos e Equipamentos Rodoviário e Avícola, em atendimento à Chamada Pública do MEC/SETEC nº 001/2007 – Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – FASE II, implementaram a escola, oferecendo cursos nas áreas de construção civil e tecnologia, totalizando 160 vagas no 1º semestre, e mais, 160 vagas no 2º semestre de 2011.

Tags:
High School,College & University
Category:
Ensino médio