Igreja Metodista Central em Timóteo

Igreja Metodista Central em Timóteo

A Igreja Metodista em Timóteo preza suas crenças, doutrinas, seu credo e uma linda história. O metodismo tem suas raízes em um movimento religioso liderado por John Wesley, na Inglaterra, em maio de 1738. O nome Metodista foi um apelido que os universitários da Universidade de Oxford deram ao grupo liderado por Wesley porque os membros pareciam fazer tudo com método e ordem. Wesley pretendia renovar a Igreja, reformar a própria nação e espalhar a santidade bíblica por toda a terra. Pregou a justificação pela graça, mas insistia também na santificação e encorajava a todos os metodistas a perseguirem a perfeição cristã.
O primeiro missionário a vir ao Brasil foi o Rev. Fontain Elliot, que desembarcou no Rio de Janeiro em 1835. Mas o metodismo só se firmou mesmo, em terra brasileiras, com o missionário Junius E. Newman, que, com suas próprias economias financiou a viagem ao Brasil, em 1867. Ele fixou residência em Santa Bárbara d’Oeste, e, a partir disso, o metodismo começou a se envolver em nosso país. Em 1886, já havia algumas igrejas formadas, tais como: Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Piracicaba e São Paulo. O metodismo brasileiro, em seu início, foi acompanhado pela Igreja Metodista Unida dos estados Unidos, obtendo autonomia no dia 2 de setembro de 1930. Pouco mais de 265 anos depois, somamos mais de 80 milhões de irmãos e irmãs, ao redor do mundo, e cerca de 150 mil no Brasil.
Na cidade de Timóteo o metodismo chegou em setembro de 1967. Nesta época a cidade de Timóteo (e região), foi tomada por muitos imigrantes em busca de emprego e melhores condições de vida, isso devido à existência da Companhia Siderúrgica Acesita e da implantação da Usiminas (nessa época Timóteo e Ipatinga pertenciam a Fabriciano), dentre eles muitos evangélicos, inclusive metodistas, que marcaram este tempo demonstrando uma paixão pela obra missionária.
Coordenado pelo Geazer Saturnino Vargas (1967), o trabalho metodista em Timóteo iniciou-se com reuniões nos lares de algumas pessoas que, motivadas pelo amor de Deus, pertenciam e contribuíram com o trabalho metodista. Tais pessoas foram tão importantes para a história que vale a pena citá-las: Dimas Aleixo, Dinorah Bomtempo de Vitória, Dorcas Bomtempo Ameno, Nuno Pinto Coelho, Noé Pinto de Morais, Maria Madalena Bomtempo, Rafael de Oliveira Cunha, Maria B. Cunha, Dolores S. Duque, Jair Procópio, Angelina, Elzi Araújo da Silva dentre outros.
Deus estava à frente dessa história e o trabalho metodista ia ganhando, diariamente, força e vigor. Assim, nesse mesmo ano, a Companhia Acesita doou um terreno, localizada à Av. Jk, nº 56, para ser o local do futuro Templo Metodista, construído pelo Pr. James Graville (1970). A Igreja Metodista em Timóteo sempre teve uma estreita e amigável relação com a Igreja Metodista em Coronel Fabriciano.
Os anos se passavam e aquela pequena Igreja crescia, se fortalecia no Senhor alcançando o reconhecimento na cidade e na região como Igreja metodista em Timóteo. Desde então, a Igreja Metodista em Timóteo tem dado passos de fé, sendo esses acompanhados da presença constante de Deus, fortalecendo, renovando, reerguendo, direcionando, restaurando e edificando.
Hoje a Igreja Metodista em Timóteo é uma comunidade feliz, pois nossos problemas e dificuldades não têm conseguido sufocar nossa alegria. Notamos que a cada dia nossas vidas encontram sua mais perfeita harmonia em todas as dimensões desde o dia em que conhecemos a Deus. Respostas tranquilizadoras nos acalmaram, angustias foram deixadas, problemas vencidos, famílias desfeitas foram recompostas. Gente acabada, perdida e sem esperança renasceu para vida.
Pastoreada atualmente pelo Pastor Erlon Martins dos Santos.

Tags:
Methodist Church,Religious Organization,Region
Category:
Igreja Metodista