Igreja Presbiteriana Bela Vista de Tatuí

"Ide a todo mundo e pregai o Evangelho a todo criatura" Marcos 16:15

"Em 1970, 14 de março, nasce entre os arvoredos, na casa do irmão João Moreira de Camargo, ao ensejo do seu culto de ações de graças pelos setenta anos! Ali me deliciei com o grande ajuntamento de pessoas do bairro, que se chamava popularmente O BAIRRO DO MORRO GRANDE! Era ali na rua José Carlos Fonseca, na "Chacara de João Moreira". Preguei sobre Apocalipse 4.1..., O Convite Divino. A multidão invadiu a casa: salas, cozinhas e quartos. E o pregador se viu em aperto, virando-se ora para a esquerda, ora para a direita, dirigindo-se para o povo. Eu vi pelos olhos da fé que nascia uma grande igreja para a glória de Deus.
Naquela noite inesquecível, decidiu-se, um grupo expressivo de novos crentes, que comigo, professaram a fé, hoje membros da igreja. Colaboraram ativamente na obra os Camargos, que eu chamava "a Camargada", gente dedicada, tendo José Elias ligado a mesma família e o presbítero Natan Pires da Silva, o pregador que substituía o ministro quando ausente. Os cânticos enchiam o bairro. O fogo alastrou-se, comedido, controlado, doutrinado e fiel! Depois, procedente de Guareí, vieram os "Vieiras" que formaram um núcleo, morando em modestas casas, mais ou menos do mesmo padrão. Então dizia-se, em tom de brincadeira, "o bairro dos cupins, de onde saiu o presbítero Joel Vieira!" Estes, por este tempo, uniram-se a nova igreja, vindos da Vila Esperança, do outro lado do córrego.
Naquela rampa, "estrada do Morro grande", hoje Av. Pompeo Reali, a esquerda de quem vai para o centro, além do meio declive, a igreja Bela Vista nascia, hospedada pelo João Moreira, cuja casa tornando-se insuficiente foi suplementada por um "encerado", graças a paciência e boa vontade da irmã Maria Luiza (Dna Lila), a dona da casa, na época quase "dona da igreja", que logo construiu o seu templo, o 2º, contando com a "tenda de lona" dos seus primeiros meses! Ali mesmo foi organizada pela Comissão Competente, nomeada pelo Presbitério. E nós dizemos: EBENÉZER, ATÉ AQUI O SENHOR NOS AJUDOU!"
(Texto escrito pelo saudoso Rev. Lázaro Lopes de Arruda, o 1º pastor desta igreja)

Tags:
Presbyterian Church,Religious Organization
Category:
Igreja Presbiteriana