Lumen-Mentes de Luz. Associação Saúde Mental Pindamonhangaba

Associação criada para ajudar pacientes e familiares de pessoas que sofrem de transtornos mentais no município de Pindamonhangaba/SP.

Era um desejo antigo dos funcionários do CAPS (Centro de Apoio Psicosocial) de Pindamonhangaba, a criação de uma Associação que oferecesse apoio ao trabalho daquele centro, desvinculado do setor público do Município, com gestão própria e sem fins lucrativos.
No início do ano de 2.013, alguns amigos, parentes, usuários e funcionários daquela Unidade iniciaram encontros para pensar e discutir formas de fundar a Associação.
O objetivo teria, por escopo, auxiliar as pessoas com problemas de saúde mental, bem como seus familiares, promovendo atividades físicas, de lazer, culturais e outras ações que visassem a integração do paciente na sociedade. Objetivando também, ações efetivas para garantir os direitos dos portadores de distúrbios mentais, atuando de forma independente.
Estes encontros aconteciam quinzenalmente, numa das salas do CAPS, sempre com a ajuda (a divina ajuda!) de três funcionárias muito especiais do CAPS: Cleonice de Faria, Marly Andrade, que foram as maiores responsáveis pelo nascimento da Associação, sempre participando dos nossos encontros e nos incentivando a persistir nesta fundação e Leila Lopes, gerente do CAPS, sempre disponibilizando a estrutura da Unidade para as reuniões.
Pouco a pouco a ideia foi amadurecendo, o Estatuto e o Regulamento Interno foram tomando forma e o sonho daqueles primeiros visionários tornou-se realidade em 13 de dezembro de 2.013, quando foi realizada a tão esperada Assembleia de Fundação, com a definição do Estatuto, Regulamento Interno, nome da Associação e a eleição da Diretoria.
Estava criada a LUMEN-MENTES DE LUZ, Associação dos Familiares, Amigos, colaboradores e usuários da Saúde Mental de Pindamonhangaba!
Mas ainda faltava um árduo caminho a percorrer: providenciar o registro formal da LUMEN. Foram necessárias mais algumas reuniões durante cerca de dois meses depois o estatuto teve seu registro em cartório reconhecido, sob o nº 6724. Assim, de fato e de direito, a LUMEN passou a existir como entidade legalmente formada!
Além das funcionárias do CAPS, Leila, Cleonice e Marli, já mencionadas, faz-se aqui uma justa homenagem a onze abnegados que se dispuseram a doar um pouco de si e do seu tempo para que esse sonho se concretizasse:
- Elisabete Fraga, que contribuiu com valiosas sugestões e com muita coragem assumiu o mais importante e responsável dos cargos; a Presidência da Lumen.
- Iliene Clemente, que contribuiu com valiosas sugestões e depois elaborando as atas.
- Marilene Dalla Longa que, com sua formação jurídica, elaborou toda a documentação.
- Paulo Simões, que contribuiu com sugestões e revisões dos documentos.
- Sergio Lacorte, que trouxe sua valiosa experiência anterior, orientando os procedimentos.
Gastão Mauro, Inês Lucia, Isabel Marçal, José Carlos Marcondes Filho, Kátia Cilene e Rafael Simões contribuíram também com suas sugestões e constante participação nas reuniões, muitíssimo preciosas, com incentivo e dedicação à causa.

Não se pode esquecer ainda, da valiosa contribuição de Rafael Takei (ONG IA3), de Pindamonhangaba, que gentilmente ministrou uma palestra, nos transmitindo sua experiência.
A Diretoria da LUMEN agradece imensamente o apoio e o incentivo recebido, por parte de TODOS os funcionários do CAPS/PINDAMONHANGABA. O registro em cartório foi possível graças às doações realizadas pelos profissionais daquela entidade.
Esperamos, com a ajuda da comunidade, de todos aqueles que são sensíveis à causa da Saúde Mental, ajudar e colaborar na melhoria do setor.

Diretoria.

www.facebook.com/lumen

Tags:
Medical & Health,Nonprofit Organization
Category:
Medicina e Saúde