Prefeitura Tianguá

Seja bem vindo a página da prefeitura de Tianguá.
Curta e receba notícias, divulgação de eventos,
informações e novidades. Acesse e sinta-se a vontade :)

História sobre a origem de Tianguá

João Batista e sua esposa D. Isabel Francisca de Jesus, foram os primeiros habitantes, registrando-se no ano 1796, com uma faixa de uma légua de terras no qual edificou-se a cidade de Tianguá.

Deste casal nasceu Bonifácio Batista Leal, herdando a maior parte das terras. Dele nasceram seu filhos que provaram do lugar que deram o nome de Chapadinha. Em 1840, Francisco Batista Leal, filho de Bonifácio Batista Leal casou-se com D. Gonçala Maria de Jesus, o qual ficaram conhecidos e tratados por todos por Pais Velhos. Francisco Batista Leal estava com 95 anos, quando faleceu a 25 de março de 1911.

Diz Antônio Bezerra, em Notas de viagens, trabalho publicado, inicialmente, no jornal Constituição, no período de 1984 a 1985, e enfeixado em livro em 1889, que o povoado de Barrocão (hoje cidade de Tianguá) consta de poucas casas em quadro e tem uma pequena capela não concluída. Se bem que não seja ainda freguesia, é local populoso e sua importância se verifica do número de reses que diariamente se abatem para o consumo publico, afirma o citado historiador. E realça em seguida, as dádivas com que a natureza brindou aquele núcleo situado no meio de diversos brejos, com terrenos apropriados para o plantio de cereais e cana; nota-se que dispõe de recursos próprios, e tanto assim é que, durante o flagelo de 1877, que devastou a província, acolheu e manteve imensa população do sertão que aqui veio pedir agasalho.

Após o nome dado por seus primeiros habitantes, Tianguá recebeu o nome de Barrocão, distrito de Paz de Vila Viçosa Real do Ceará sob a jurisdição de Pernambuco, em 31 de julho de 1890, pelo decreto nº 33; o município instalou-se em 12 de agosto de 1890 e recebeu a denominação de Tianguá; por efeito do decreto estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, sendo novamente instalado a 04 de dezembro de 1993.

Foi em fase do decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, que a vila foi elevada a condição de cidade, sendo fundador desta cidade o Coronel Manoel Francisco de Aguiar. Gentílico: tianguaense

Termos de utilização e atitudes

1. Qualquer pessoa pode ler e compartilhar o conteúdo postado na página, além de interagir com ele, citando a fonte oficial. Ao curtir a página, o usuário concorda com os nossos termos.

2. As interações devem ser pautadas pelo respeito às leis e às pessoas. A Prefeitura de Tianguá não é responsável pelo conteúdo postado por usuários em comentários, mas nos reservamos o direito de moderá-los a posterior, ou seja, após a sua publicação, e excluir sem aviso prévio todos os comentários inadequados.

3. Não será permitida a permanência de comentários que sugiram ou incitem atividades ilegais em todas as suas formas, como assédio, fraude, difamação, discriminação de qualquer tipo, incitação à violência/agressividade ou ao ódio, bem como que contenham citações ofensivas ou xingamentos.

4. Também serão deletados automaticamente os comentários duplicados, não relacionados à temática da página, além de mensagens falsas, distorcidas ou manipuladas, para que não gerem falsas conclusões.

5. Também serão removidos comentários que invadam a privacidade, com informações pessoais de qualquer pessoa como o número de telefone, endereço, e-mail, etc.

6. Links que configurem propagação de spam e vírus serão apagados, bem como propagandas político-partidárias ou opiniões favoráveis ou contrárias a candidatos e partidos políticos.

7. A página é um canal informativo direto, portanto não se compromete em atender individualmente cada usuário. Dúvidas e solicitações de serviços específicos devem ser feitos pelos canais oficiais de comunicação no site da Prefeitura de Tianguá ou através no nosso telefone e email que se encontram também em nossa página.

Tags:
Government Organization,City Hall,Highway
Category:
Organização Governamental